quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mentiras sinceras NÃO me interessam

Hoje não vou falar sobre mim. Eu sei, meu blog, meu tempo, minha vida. Quer dizer, não pura e simplesmente sobre meu eu-lírico sofredor kkk, que anda até muito estável ultimamente. Pode parecer que nada tenha sentido, frases soltas e gerais e... talvez sejam mesmo. Pra começar na vibe.. um trecho de Alice no País das Maravilhas.
"Ficou muito surpresa ao verificar que continuava do mesmo tamanho: não há dúvida de que isso geralmente acontece quando se come bolo. Mas Alice tinha se acostumado tanto a esperar só coisas esquisitas acontecerem que lhe parecia muito sem graça e maçante que a vida seguisse da maneira habitual."
Pooois é, né? Tomara que a imaginação seja a última que morra porque se for depender da vida chata que a esperança promove, xiii...
Devido as poucas fontes de inspiração que me restam nessa vida regada a ócio fiquei tanto tempo sem escrever. Mas há poucos dias atrás novas perspectivas que eu nunca percebi começaram sutilmente a chamar minha atenção.
No dia a dia não costumamos nos importar com a origem de palavras antigas, normais, de uso comum e manjado. E esse assunto só parece mais desinteressante ainda ao lembrarmos de "explicações" (que não explicam porra nenhuma) do tipo: do grego filo (amigo); e sofia (sabedoria); filosofia = amigo da sabedoria -.-  . De qualquer modo a explicação sobre uma palavrinha mudou meu modo de pensar.
Coragem. As primeiras ideias sobre esse nobre vocábulo provavelmente estão relacionadas a bravura, disciplina, controle, heroísmo. Uma pessoa corajosa é retratada nos contos como aquela que não tem medo de enfrentar dragões, a fúria da natureza ou o pai da noiva. Na essência, porém, coragem significa "agir pelo coração". Simples assim, sem a necessidade de qualquer outro complemento. E quantas pessoas você conhece que são corajosas o suficiente para agir pelo coração?
É, meu povo, sair da "normalidade", da rotina, do costume é difícil. Desde que nascemos somos expostos a mudanças constantes (bem essa expressão mesmo), mas isso não impede que continuemos a pensar em uma ideia fixa de vida, em estabilidade.
Péssima notícia: ela não existe. E o sofrimento básico do ser humano se resume em não aceitar isso. "Não se pode tomar banho no mesmo rio duas vezes." Cada fase da vida tem suas vantagens, desvantagens e todas devem ser aproveitadas diferentemente, óbvio. Nothing lasts forever.
Teve um bom emprego durante 3 anos? Ótimo! Deve ter ganhado conhecimento, experiência. Casamento acabou? Poxa, tinha quanto tempo? É... não deu certo, 5 anos. DEU CERTO POR 5 ANOS, qual a dificuldade nisso? Foi lindo, perfeito, agora é hora de procurar outra aventura maravilhosa pra viver também. É tão idiotamente lógico.
Como ninguém tem garantia de nada (e mesmo que tivesse), eu só conto com essa vida pra fazer tudo que eu quiser, pra ir em busca do que me faz sentir viva, pra ser feliz. E teeeem que dar tempo! kkk As escolhas servem pra isso. A coragem serve pra isso. E todo o resto eu chamo simplesmente de covardia.

Um comentário: