sábado, 6 de agosto de 2011

Violência nos games



     Ao vermos cenas de violência e sexo na Tv a nossa primeira reação, se houver crianças no lugar, é trocar de canal ou tirá-las de lá por considerarmos "cenas impróprias" para a idade. As mesmas cenas podem estar presentes em jogos de videogame contando ainda com a interação dos usuários. É preciso evitar que essa "violência fictícia" se torne real.
    Quando uma mãe compra brinquedos educativos para o filho, ela quer que ele aprenda com aquilo. Alguns desenhos estimulam a amizade, a união e a importância de fazer o que é certo. O contraste surge quando o jovenzinho vê que pra conseguir pontos e ganhar em um jogo terá que roubar carros e atropelar velhinhas. O ar de poder, dominação e superioridade que o jogo passa estimula a criança a preferir esse gênero violento a outros. E até sete anos de idade há confusão entre realidade e ficção. O resultado? Crianças pulam de janelas ao achar que podem voar como o Superhomem, se transformar em monstros que nem o Ben 10 e ao crescer violentar prostitutas achando que é direito delas.
     Do mesmo jeito que podem atrapalhar, há jogos que ajudam o desenvolvimento infantil. Derrubar dragões e até extraterrestres pra salvar "seu" irmão ou uma princesa podem trazer influência positiva e estimula, além da coordenação motora, o lado sentimental. Sem sangue, sem muito realismo e com algum objetivo realmente importante, jogos podem ser muito divertidos sem comprometer a consciência dos que fazem seu uso. Alex Kidd, Super Mario fizeram e fazem fãs em todo o mundo até hoje sem partir pra nenhum apelo contra a ética e a integridade humana.
     É inegável que jogos violentos não tragam benefício pra jogadores de nenhuma idade. E pior ainda quando são crianças, ensinam valores errados e influenciam seus comportamentos. Devemos proteger nossas crianças desse tipo de mídia fútil que prega a ilegalidade e desrespeito ao próximo para o bem delas e o nosso. Afinal, podemos encontrar com algum personagem-vilão no caminho de volta pra casa.

Imagem: "Manhunt 2" pra PlayStation 2.

2 comentários:

  1. Parabéns Gabi pelas produções textuais, todas denotam sua maturidade e conhecimento.
    Comento este, por ser a temática constante nas minhas aulas e palestras nos centros espíritas, sobretudo na conscientização aos pais que talvez, sem se darem conta levam para dentro de suas casas, através de jogos, músicas -DVDs(com letras que estimulam vícios e a sensualidade precocemente). Que você aproveite suas capacidades como futura psicóloga e seja mais uma na luta por um mundo melhor ajudando pessoas a entenderem seus universos particulares ("conhece-te a te mesmo") para melhor se harmonizarem e conviverem com esse mundo tão adverso. Não permita que nada ou ninguém desestimule ou atrapalhe seus sonhos.Mais uma vez parabéns.Beijos

    Aparecida Teixeira

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  2. Obrigada, Aparecida, pelo apoio e pelos elogios! Fiquei muito feliz com o seu comentário! Te admiro e te adoro muito! Beijo

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